Terço em Família




Mensagem da Semana
  • Voltar






30/12/2012
FELIZ E SANTO ANO NOVO!




"Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!" Fl 4, 4

 

Caríssimos irmãos,

 

Não podia fechar o ano sem me dirigir a vocês e dizer o quão importante foi tê-los ao meu lado em cada santa segunda-feira quando visitamos muitas familias, em outros tantos domingos, cercos de jericó, nos dias 25 de cada mes, nas missas na Casa do Maranhão e preciosos momentos em que juntos, fomos abastecidos da graça de Deus.

E já que o mundo não acabou (rsrsrsrs)_...vamos celebrar com entusiasmo as vitórias alcançadas no ano que termina! E confiantes no amor e na  bondade de nosso Pai do Céu, submetamos a Ele os nossos planos e desafios para 2013.

 

Que essa atmosfera de alegria e solidadriedade nos acompanhe a cada dia do novo ano e possamos fazer o Natal acontecer em tantos lares quantos abrirem as portas para nos receberem.

 

Nessa época de festas,  para todos os lados que olhamos vemos luzes piscando: nossa casa, as Igrejas, o comércio, as fachadas dos prédios, a cidade, tudo se enfeita para homenagear o Natal de Jesus e para esperar o ano novo.

Essa é a forma que encontramos de dizer ao mundo que diante da Luz nenhuma sombra resiste. É a materialização humana da lição que aprendemos de Jesus. Ele que é a nossa Luz, o nosso leme, nosso norte, a fonte de todo o bem que existe em nossos corações.

 

E ao celebrarmos Seu aniversário percebemos que há um esforço coletivo de deixar as tristezas de lado, jogar uma pá de cal sobre as derrotas e decepções e lançar-se em uma nova empreitada. Pois Ele nos ensina a cada dia que vale a pena semear generosidade, que mesmo quando cometemos graves erros, somos maiores que nossos erros e sempre é possível recomeçar e acertar em uma próxima oportunidade.

 

Em virtude dessa aura de bondade que envolve o mundo nesses tempos "natalinos" empenhamo-nos em arrumar a casa, aproveitamos para jogar fora uma série de objetos que ficaram ocupando espaço em nossos armários mas sem utilidade para nós. Talvez seja a época que mais nos motive a fazer uma faxina em regra.

 

Ainda há tempo amados irmãos, caso ainda não o tenham feito, de fazer o mesmo com o Templo do Espírito Santo, ou seja, seus corações.

Não permitam  começar 2013 sem que essa revisão seja realizada!

Como vão as dívidas? Deve um pedido de perdão? Sonegou carinho? Plantou discórdia? Alimentou sentimentos de culpa? Omitiu-se quando podia ajudar? Acusou quando podia defender? Economizou elogios e esbanjou difamação? E como lidou com a preguiça, vaidade, soberba, ira, avareza, gula e luxúria, talvez esteja refém de algum deles...

 

A liturgia desse sábado nos oferece uma metodologia maravilhosa para fazermos essa tão importante revisão. São João com simplicidade nos ensina o que é viver verdadeiramente na Luz:

 

"Caríssimos, 3para saber que conhecemos Jesus, vejamos se guardamos os seus mandamentos. 4Quem diz: "Eu conheço a Deus", mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado. O critério para saber se estamos com Jesus é este: 6quem diz que permanece nele, deve também proceder como ele procedeu.

10O que ama o seu irmão permanece na luz e não corre perigo de tropeçar. 11Mas o que odeia o seu irmão está nas trevas, caminha nas trevas, e não sabe aonde vai, porque as trevas ofuscaram os seus olhos." 1Jo 2, 3-6.10-11

 

Essa passagem da primeira Carta de São João é perfeita para nos guiar enquanto mergulhamos na tarefa de dedetizar o coração, eliminar os bichinhos peçonhentos e nojentos que se multiplicam em locais sujos, úmidos, escuros...

Será que podemos deitar a cabeça tranquilamente nesse dia 31, dormir o sono dos justos  e acordar para o ano seguinte pronto a agir como Jesus agia, falar como Jesus falava, rezar como Jesus rezava, amar e perdoar como Jesus ama e perdoa?

 

Meu desejo caríssimos, é que permaneçamos juntos em 2013 para que possamos nos ajudar nesse exercício de imitar Jesus, de atrair mais irmão para o Terço em Família, de continuarmos, enfim,  nessa caminhada e que possamos um dia despertar nas pessoas o mesmo sentimento que fez com que os Apóstolos fossem apontados com admiração: "Vede como eles se amam".

 

Espero que o Espirito Santo faça acontecer em nossos corações o que São Paulo "receitou" aos Filipenser:" Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos"

Bjus no coração

Jacyra

 

 





Artigo Visto: 1660