Terço em Família




Mensagem da Semana
  • Voltar






05/11/2012
“Ora, sem a fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima deve crer que Ele existe e recompensa os que o procuram.” Hb 11, 6




Mensagem da semana - 05 novembro 2012

 

— Bendito seja o Senhor, meu rochedo, que adestrou minhas mãos para a luta, e os meus dedos treinou para a guerra!

— Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo. É meu escudo: é nele que espero, ele submete as nações a meus pés.

— Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, nas dez cordas da harpa louvar-vos, a vós que dais a vitória aos reis e salvais vosso servo Davi. Sl 143

 

Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”. Lc 13

 

E então ele me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro”. Ap 7, 14

 

10Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 11e toda língua proclame: “Jesus Cristo é o Senhor” para a glória de Deus Pai. Fl 2, 10 -11

 

10Para terminar, irmãos, confortai-vos no Senhor, e no domínio de sua força, 11revesti-vos da armadura de Deus, para estardes em condições de enfrentar as manobras do diabo. 12Pois não é a homens que enfrentamos, mas as autoridades, os poderes, as dominações deste mundo de trevas, os espíritos do mal que estão nos céus. Ef 6, 10 - 12

 

 

 

 

C

aríssimos irmãos,

 

Peçamos juntos que o Santo Espirito repouse sobre nós e que essa presença nos renove dando-nos uma  fé redobrada.

“Ora, sem a fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima deve crer que Ele existe e recompensa os que o procuram.” Hb 11, 6

Agora, revigorados pelo Espírito aproximemo-nos do Senhor, na confiança e simplicidade das crianças, mas sobretudo com sinceridade de coração.

Abandonemos toda tentativa de querer justificar nossos atos perante Ele e aproveitemos esse breve tempo para estar inteiramente em Sua santa presença e comermos com alegria dos frutos que nos forem oferecidos.

 

O Ano da Fé está aí nos empurrando para vencermos a timidez espiritual e nos lançarmos em ações mais ousadas. É tempo de regar o grão de mostarda e vê-lo crescer e florir.

A fé precisa estar acompanha de um sentimento de “doce ansiedade”, na espera da realização daquilo que foi pedido.

E esse ano veio para que concentrássemos esforços em transformar a teoria na prática. Ver acontecer em sua própria vida, irmão, o que leu nas Escrituras:  a cura do cego de jericó, a libertação dos possessos, a multiplicação dos pães, a queda dos muros de Jericó, a cura do servo do centurião, a cura dos leprosos, a tempestade acalmada, e tantos outros prodígios e milagres realizadas por Jesus e pelos apóstolos em nome de Jesus.

 

Quando passamos por um momento de dificuldade e sabemos que um grande amigo, alguém que está sempre pronto a nos ajudar tem a solução para o problema, não hesitamos em procurá-lo.

Caminhamos com passos firmes em direção à casa desse amigo e nosso coração já se alegra porque sabemos que mesmo que ele não tenha de imediato a solução mas nos ajudará a encontrá-la e não estaremos sós nessa tribulação.

 

Quando éramos crianças e até adolescentes, sempre que nos metíamos em alguma encrenca, mesmo temendo uma bronca, corríamos em busca da ajuda segura de nossos pais. E sempre eles encontravam um jeito de resolver o problema e nos devolver a paz e a alegria. ( às vezes acompanhado de um castigo, claro, bem merecido).

 

Isso é um tipo de fé...Eu tenho tanta segurança no amor de meus pais que mesmo quando cometo sérios erros, sei que contarei com o apoio deles para encontrar uma saida digna.

 

Ah! caros irmãos, e não é exatemtne isso que o Senhor, por inúmeros meios, vem tentando nos convencer? Não foi ele mesmo que nos disse que se nós, homens fracos e imperfeitos, sabemos dar boas coisas aos nossos filhos, e aí podemos acrescentar, sabemos compreendê-los, protegê-los, amá-los, que nos dirá então, Aquele  que é cem por cento bondade e misericórdia e que nos ama de modo perfeito e infinito?

Esse é o grande dever de casa que o Santo Padre Papa Bento XVI passou para cada um de nós que desejamos portar o título de cristãos: Confiar no amor de Deus para ver suas maravilhas. CRER PARA VER.

 

Há uma linda canção que diz assim: “Fé move a mão de Deus, sua palavra é viva. Tudo é possível, se voce crê em Deus.”

E aqui repito o versículo que abriu essa mensagem – Sem fé é impossível agradar a Deus!

 

 

Amados irmãos, garimpamos esses trechos que passamos a refletir , a partir dos tesouros da litrugia da semana.

O primeiro foi retirado do Salmo 143.

 

Temos um Pai extremamente zeloso que nos educa, nos protege, nos corrige, nos alimenta. Ele nos fornece todos os meios para que possamos executar com sucesso todas as nossas tarefas.

Alguimas situações demandam um treinamento mais  intenso, um esforço maior de nossa parte. E a medida que vencemos uma etapa, didatica e amorosamente Ele nos promove a novos desafios.

O Salmista nesse trecho agradece ao Senhor que o treinou para que alcançasse aquela vitória. E ele bendiz o Senhor porque adestrou suas mãos para a luta e seus dedos para a guerra.

 

Mas por que Deus haveria de nos treinar para a guerra? Não seria mais coerente nos ensinar a cultivar a paz, a harmonia? Entretanto uma coisa não exclui a outra.

Nosso Deus deseja que sejamos capazes de resistir ao mal, pois bem sabemos que o inimigo nãopode atingir o Senhor, nao pode causar nenhum dano a Jesus diretamente. E como ele pensa fazer isso? Prejudicando e atingindo a nós, homens para indiretamente zombar de Deus.

 

Deixemo-nos “adestrar” pelo Senhor, para que Ele nos forneça o armamento que teremos que usar e como manejar essas armas de forma eficiente. Sabemos que acidentes com armas acontecem...

Estejamos vigilantes para as lições que Ele deseja nos passar e, o ideal, seria que tivéssemos um horário fixo para nos dedicarmos a esse encontro. Ter um tempo de leitura orante da Palavra e um tempo de escuta.

Comece com o tempo que dispõe, 5 ou 10 m talvez. O importante é começar. A decisão de oferecer seu coração e ouvidos para receber a instrução do Senhor é fundamntal. É um primeiro passona fé.

Coragem!

 

 

Do Livro do Apocalipse, cap 7,  retiramos esse versículo que nos fala do Sangue do Cordeiro.

A cruz, com Jesus crucificado é o que de fato representa  a vida do cristão. Essa foi a ponte que foi construída para que retornássemos ao seio do Pai. E Jesus veio, vestiu-se com a natureza humana, sentiu como um humano, viveu, sofreu e morreu sob a natureza humana. Para nos mostrar que não nos pedia nada que nos fosse impossível, sem dizer também que seria fácil.

 

O que podemos entender com “lavaram e alvejaram” suas roupas no sangue do Cordeiro? O que significa pra voce irmão (ã) alvejar suas roupas no sangue do Cordeiro?

 

Já lhe ocorreu que essa é uma atividade contínua ao longo de toda a nossa caminhada? Que é dia a dia que temos que realizar essa tarefa?

Cada vez que nos deparamos com a rotina que temos que vencer e em geral, repletas de coisinhas que abominamos ou que gostaríamos de mandar para o espaço;

O exercício de aceitar os outros como são, conviver com divergências, superar contrariedades, resignar-se diante do que está fora do nosso alcance;

Isso é um pouco o que temos que apresentar diariamente ao Senhor e sustentados por Sua mão vencer as tribulações.

Talvez até pensemos que isso é tão pouco, que temos que realizar grandes coisas, feitos extraordinários. E Deus é que sabe o tamanho dos desafios que teremos à frente, mas o aprendizado é feito no nosso mundinho, na realidade que nos está bem próxima. Não se trata de uma grande lavanderia, mas de um tanquinho onde serão alvejadas  peça por  peça...

 

 

O  próximo texto destacado é da Carta de São Paulo aos Filipenses é muito citado em pregações e nos grupos de oração. Destacamos porque estava entre as passagens que a  liturgia da semana estabeleceu para nosso alimento.

 

Tomemos essa palavra e peçamos ao Espirito Santo que faça com que ela aja poderosamente em nosso interior. Que ecoe em cada parte de nosso corpo restabelecendo a hierarquia natural criada por Deus , o equilíbrio e a harmonia tanto física quanto espiritual.

 

Que todo o nosso ser se renda ao Senhorio de Jesus e se reflita em gestos, palavras, planos e projetos que brotarem de nossa mente habitada e dirigida pelo Senhor.

Que essa mente renovada se transforme em uma grande oficina para tornar realidade os ensinamentos deixados por Jesus.

 

É a ocasião de repensar valores e estudar diante de quem ou de que nossos joelhos tem  se dobrado. Observar a distribuição que fazemos do tempo e medirmos quanto tem sido oferecido de fato (tempo integral e não compartilhado) à Ele.

Refletir com cuidado se Jesus e Maria podem com tranquilidade nos acompanhar em nossos programas, seja qual for – Eles ficariam satisfeitos de estar conosco? Ou há algo que preferiria que Eles nem vissem ou ouvissem?

 

 

Agora não sou eu a falar, é São Paulo que nos alerta:

 

 

10Para terminar, irmãos, confortai-vos no Senhor, e no domínio de sua força, 11revesti-vos da armadura de Deus, para estardes em condições de enfrentar as manobras do diabo. 12Pois não é a homens que enfrentamos, mas as autoridades, os poderes, as dominações deste mundo de trevas, os espíritos do mal que estão nos céus. Ef 6, 10 - 12

 

Enquanto estamos ocupados com o que os homens podem fazer  contra nós e gastamos a criatividade em reações e até vinganças estrategicamente articuladas, muito mais do que isso, São Paulo nos adverte a respeito de perigos que nossos olhos humanos não podem ver...

Nada que seja para nos deixar acuados ou temerosos, pois junto com a revelação vem a fórmula de como enfrentar e vencer tais perigos. 

Fica o convite para vestirmos a Armadura de Deus, preparando-nos para logo mais à noite, quando estaremos juntos, não apenas juntos, mas em unidade, em mais uma missão da Pastoral Terço em Familia.

Peço a intercessão do grupo para que a vontade do Senhor possa se realizar sem contratempos e obstáculos.

Que Nossa Senhora Rainha da Paz e Rainha dos Anjos interceda junto ao Espirito Santo e envie seus Anjos para nos proteger, guiar e iluminar durante a oração.

 

 

REZEM REZEM REZEM INTERCEDAM INTERCEDAM INTERCEDAM

 

BJUS NO CORAÇÃO

JACYRA





Artigo Visto: 1720